"Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares"

O Maré Foto Festival é um projeto coletivo que surge como espaço de potencialização de trabalhos de novos agentes da fotografia brasileira e propõe pensar a fotografia contemporânea desde o nordeste do Brasil.


Ao valorizar o papel político da imagem, buscamos impulsionar o intercâmbio de novas narrativas e pensar as possibilidades transversais da fotografia enquanto linguagem cada vez mais acessível e democrática. Acreditamos que a disputa imagética é fundamental para frearmos a distopia em curso no nosso país. É partindo dessa análise que lançamos como tema desta nossa edição #0 a certeza de que "Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares". 


Ressalta-se que nosso festival tem um compromisso com a participação, incentivo e difusão de artistas descentralizades, das margens e periferias do Brasil, de jovens fotógrafas e fotógrafos com produções emergentes a fim de inserir novos sujeitos na cadeia produtiva da fotografia, formar públicos e também consolidar novas conexões entre uma nova geração de fotógrafes. Propomos a construção do território de uma nova e pulsante fotografia autoral brasileira, feita e refeita por artistas inviabilizades ou fora do circuito elitista da arte. 


Propomos espaços de pensamento coletivo, fóruns de debate e escuta, atividades de formação, fruição e circulação dessas novas vozes e olhares que precisam ecoar para transformar radicalmente a forma hegemônica de se pensar a fotografia. 


Viemos e queremos, junto com você, pensar a fotografia de pé no chão.

O FESTIVAL