QUEM QUER SER 
LATINO-AMERICANX?

Fotografia latino-americana contemporânea

Com Maíra Gamarra

Sobre

A fotografia latino-americana, nossa história, artistas, produções e vínculos, é ainda muito marcada pelo desconhecimento e indiferença provocados por uma perspectiva hegemônica e eurocêntrica da fotografia, heranças da colonização ainda não superada. Entre desinformação, discriminação, preconceitos e estereótipos adiamos, por muito tempo, a identificação com a cultura latino-americana. Quem quer ser latino-americanx? é um workshop que se propõe a colocar o dedo em algumas feridas, estimular a discussão sobre a produção fotográfica latino-americana contemporânea e contribuir para alargar os nossos repertórios visuais. 
É também um convite a mergulhar nesse imenso, maravilhoso e complexo território e explorar temáticas e questões urgentes a partir dos trabalhos de fotógrafas e fotógrafos da região, desde uma compreensão contra hegemônica e contra colonial (ou decolonial).

Data: 20 e 21.03.21

Horário: 15h as 18h

Maíra Gamarra

 

é fotógrafa, curadora, editora, produtora cultural e pesquisadora. Bacharel em comunicação social/fotografia e mestra em Estudos Latino-Americanos. Foi Coordenadora de Operações do Museu Paço do Frevo e gerente de projetos na Art.Monta Design, especializando-se na elaboração, gestão e montagem de projetos, eventos e exposições artísticas. É curadora do Mira Latina, laboratório de acompanhamento de projetos, onde desenvolve mentorias, pesquisas e intercâmbios com fotógrafas e fotógrafos da América Latina. Cocriadora e cocuradora do coletivo 7Fotografia e do festival Mesa7. É uma das coordenadoras do Grupo de Estudos Imagens e Feminismos - GIF e atua como pesquisadora convidada no projeto Redlafoto, do Centro de Fotografia de Montevidéu.

 

Links

Instagram

Facebook

Site Mira Latina

Instagram Mira Latina