ORIENTAÇÃO DE
PORTFÓLIOS

MOSTRA E ORIENTAÇÃO DE PORTFÓLIOS | Dias 19 e 23 de março, das 15h às 18h, com Eder Chiodetto e Rosely Nakagawa

 

DO OBJETO

 

Em sua primeira edição, o Maré Foto Festival propõe o tema "Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares" para nortear sua programação. A temática evoca a esperança em um momento de tantos retrocessos e perdas. Buscamos apontar para o que virá, para as novas possibilidades e caminhos que todos e todas nós estamos construindo diariamente para transformar o mundo pelas mãos e olhares coletivos.

 

Sendo assim, o objeto desta convocatória é a participação na atividade de ORIENTAÇÃO DE PORTFÓLIOS ONLINE que acontecerá durante nossa programação em dois momentos, o primeiro no dia 19 de março (sexta) das 15 às 18 horas e o segundo no dia 23 de março (terça), também das 15 às 18 horas. Dentre as submissões para a convocatória, serão selecionados 12 portfólios para leitura apresentação coletiva e orientação pelos nossos leitores. No encontro do dia 19, teremos um grupo de 6 artistas apresentando o seu trabalho e construindo a orientação coletiva, facilitada por Eder Chiodetto. Já no encontro do dia 23, serão mais 6 artistas diferentes selecionadas/os para apresentar, sob orientação de Rosely Nakagawa.
 

A temática desta convocatória é livre. Cada artista poderá participar submetendo de 06 a 10 fotografias, as quais constituam um ensaio fotográfico. Ressalta-se que a seleção levará em consideração critérios paritários de localidade, gênero e identidade étnico-racial, sendo opcional a cada artista a auto declaração durante o preenchimento desta inscrição.

 

DAS ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS E FORMATAÇÃO DOS ARQUIVOS

A convocatória segue aberta até o dia 12 de março e as inscrições se darão a partir das seguintes orientações.

a) A convocatória é aberta para submissão de fotos únicas e/ou ensaios/séries fotográficas;
b) Cada participante pode inscrever de 6 (seis) a 10 (dez) fotografias; 
c) As imagens deverão ser adicionadas no formulário de inscrição conforme a ordem das fotografias no ensaio ou ordem das fotos únicas estabelecida pelo proponente;
d)  As imagens devem estar em formato jpeg. com 2000 pixels do lado maior e resolução de 300 dpi/ppi.  
d) Cada arquivo deve estar nomeado da seguinte forma:  
nome_sobrenome_númerodafoto_títulodafoto.jpg                          
EXEMPLO: Fulane_de_Tal_01_semtitulo.jpg
e) Em caso de dípticos, trípticos ou polípticos, a imagem resultante deverá ser enviada em apenas um arquivo fechado no formato jpeg. 
g) Cada proponente deverá anexar uma minibio / texto de apresentação do autor com até 1000 (mil) caracteres;
h) Cada proponente deverá anexar um texto descritivo do conjunto das fotografias ou do ensaio fotográfico com até 1000 (mil) caracteres.

 

DA SELEÇÃO E CURADORIA

 

O processo seletivo se dará em 02 (duas) etapas, a saber:

 

a) Habilitação: etapa de caráter eliminatório na qual será realizada uma primeira análise técnica das inscrições, observando o preenchimento dos campos e o correto envio das imagens.

b) Seleção: etapa de caráter eliminatório e classificatório, na qual será realizada a curadoria e análise artística das propostas que efetivamente participarão da atividade.

SOBRE

EDER CHIODETTO: Mestre em Comunicação e Artes pela ECA/USP, jornalista, fotógrafo, curador independente e autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô/Funarte), entre vários outros. Nos últimos anos tem realizado a organização e edição de livros de importantes fotógrafos como Luiz Braga, German Lorca, Criatiano Mascaro, Araquém Alcântara e Ana Nitzan, entre outros. É curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006.
Realizou a curadoria de importantes mostras tais como Olhar e Fingir – Fotografias da Coleção Auer (MAM-SP, 2009); A Invenção de um Mundo – Acervo da Maison Europeénne de la Photographie (Itaú Cultural, 2009); Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Sesc Belenzinho, 2011) e O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Maison Europeénne de la Photographie, Paris, 2012), Mytologies (Shisheido Galery, Tóqui, 2012), Poder Provisório (MAM-SP, 2014), entre outras.
Desde 2011 Chiodetto coordena o Ateliê Fotô, espaço de encontro dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia, orientando o trabalho de mais de 60 fotógrafos por semana.

ROSELY NAKAGAWA: Curadora independente, graduada em Arquitetura pela FAUUSP Faculdade de  Arquitetura em 1977, com especialização em Museologia em 1979, pela Universidade de São Paulo. Criou a primeira galeria de Fotografia de São Paulo, a Galeria FOTOPTICA com Thomaz Farkas em 1979. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI Brasil, foi curadora das galerias Fnac no Brasil. É colaboradora de diversos Festivais de Imagem e Fotografia, como VideoBrasil, Fotoempauta, Solar Festival Internacional, Premio Diário Contemporaneo, Circulo da Imagem, entre outros.
Como curadora independente, realiza mostras e edições de livros Fotografia de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, atuando em diversos estados brasileiros, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil e no exterior.
Editou e foi curadora do trabalhos de artistas como Anna Mariani, Carlos Moreira, Eduardo Viveiros de Castro, Fernando Lemos, Keiichi Tahara, Luc Chessex, Luiz Braga, Luise Weiss, Luiz Gonzalez Palma, Mario Cravo Neto, Martin Chambi, Maureen Bisilliat, Pedro Lobo, Rubens Matuck, Sebastião Salgado, Thomaz Farkas, Tiago Santana, entre outros.


CALENDÁRIO

 

  • A convocatória da Mostra e Orientação de Portfólios do Maré Foto Festival segue aberta do dia 12 de Fevereiro de 2021 até o dia 12 de março de 2021 - sem prorrogações de data. 

  • Até o dia 17 de março de 2021 será divulgado o resultado da seleção.

  • A atividade será inteiramente online inaugurada dia 19 de março de 2021 por meio de link a ser enviado para cada participante.

  • Em até um mês após a realização do festival, as/os artistas contemplados na convocatória poderão solicitar a organização do festival uma declaração de participação na atividade. Encaramos essa declaração como uma comprovação da circulação do trabalho da/o artista no evento e enquanto ferramenta de potencializar o currículo das/os participantes.

 

Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail: marefotofestival@gmail.com

O Maré Foto Festival é uma realização do Margem Hub de Fotografia, com apoio da Escola Livre da Imagem, Lombada, Mira Latina, Revista Maniva e Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, e com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

EDER CHIODETTO

Angelo Arantes

Antonia Marília Santos

Lucas Gibson

Mariana David

Marlon de Paula

Ursula Jahn

ROSELY NAKAGAWA

Ana Mindim  

Douglas Fagner  

Mateus Gomes  

Victor Bertolucci  

Isabella Finholdt  

Tatiana Carvalho