CURADORIA:
ORIENTAÇÃO DE PORTFÓLIOS
Eder Chiodetto
Eder Chiodetto.jpg

É curador especializado em fotografia, com mais de 70 exposições realizadas nos últimos 10 anos no Brasil e no exterior.

 

Mestre em Comunicação e Artes pela ECA/USP, jornalista, fotógrafo, curador independente e autor dos livros O Lugar do Escritor (Cosac Naify), Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Edições Sesc), Curadoria em Fotografia: da pesquisa à exposição (Ateliê Fotô/Funarte), entre vários outros. Nos últimos anos tem realizado a organização e edição de livros de importantes fotógrafos como Luiz Braga, German Lorca, Criatiano Mascaro, Araquém Alcântara e Ana Nitzan, entre outros. É curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP desde 2006.

 

Realizou a curadoria de importantes mostras tais como Olhar e Fingir – Fotografias da Coleção Auer (MAM-SP, 2009); A Invenção de um Mundo – Acervo da Maison Europeénne de la Photographie (Itaú Cultural, 2009); Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Sesc Belenzinho, 2011) e O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Maison Europeénne de la Photographie, Paris, 2012), Mytologies (Shisheido Galery, Tóqui, 2012), Poder Provisório (MAM-SP, 2014), entre outras.

 

Chiodetto atua também como consultor de importantes prêmios internacionais tais como Prix Pictet, Paul Huf Award, Talent FOAM, Lens Culture, Joop Swart Master Class World Press Photo e Photoville/Fence.

Desde 2011 Chiodetto coordena o Ateliê Fotô, espaço de encontro dos Grupos de Estudos e Criação em Fotografia, orientando o trabalho de mais de 60 fotógrafos por semana.

 

Links

Site

Rosely Nakagawa
Rosely N.jpg

É uma curadora independente, graduada em Arquitetura pela FAUUSP Faculdade de  Arquitetura em 1977, com especialização em Museologia em 1979, pela Universidade de São Paulo. Criou a primeira galeria de Fotografia de São Paulo, a Galeria FOTOPTICA com Thomaz Farkas em 1979. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI Brasil, foi curadora das galerias Fnac no Brasil. É colaboradora de diversos Festivais de Imagem e Fotografia, como VideoBrasil, Fotoempauta, Solar Festival Internacional, Premio Diário Contemporaneo, Circulo da Imagem, entre outros.

Como curadora independente, realiza mostras e edições de livros Fotografia de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, atuando em diversos estados brasileiros, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil e no exterior.
Editou e foi curadora do trabalhos de artistas como Anna Mariani, Carlos Moreira, Eduardo Viveiros de Castro, Fernando Lemos, Keiichi Tahara, Luc Chessex, Luiz Braga, Luise Weiss, Luiz Gonzalez Palma, Mario Cravo Neto, Martin Chambi, Maureen Bisilliat, Pedro Lobo, Rubens Matuck, Sebastião Salgado, Thomaz Farkas, Tiago Santana, entre outros. Com seu conhecimento e bagagem, ela vem somar ao Maré Foto Festival na atividade de Mostra Orientação de Portfólios que acontecerá nos dias 19 e 23 de março.