MARATONA DE EDIÇÃO COLETIVA LOMBADA

Duração:  06 horas

Data: 20-21/março - sábado e domingo

Horário: 14-17h

PÚBLICO: qualquer pessoa interessada nos processos de edição e construção de narrativas visuais.

 

Inscrições ilimitadas, com seleção prévia de 05 projetos para edição coletiva.

 

DA OFICINA:

 

Em sua primeira edição, o Maré Foto Festival propõe o tema "Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares" para nortear sua programação. A temática evoca a esperança em um momento de tantos retrocessos e perdas. Buscamos apontar para o que virá, para as novas possibilidades e caminhos que todos e todas nós estamos construindo diariamente para transformar o mundo pelas mãos e olhares coletivos.

Sendo assim, o objeto desta convocatória é a participação na MARATONA DE EDIÇÃO COLETIVA que acontecerá ao longo de 2 dias: 20 e 21 de março (sábado e domingo, respectivamente), das 14 às 17 horas. Serão seis horas ao longo das quais refletiremos sobre os processos de construção de narrativas visuais e nos debruçaremos sobre 05 projetos pré-selecionados a serem editados durante a oficina.

A oficina se destina a qualquer pessoa interessada em saber mais desses processos de criação e da dinâmica de edição coletiva que coloca todos os participantes como co-editores dos trabalhos selecionados, oferecendo comentários e sugestões.

Num primeiro momento, apresentaremos e discutiremos processos e estruturas de elaboração de discurso pensando no formato fotolivro/zine, para embasar a prática de edição coletiva dos projetos - 2 no primeiro dia e 3 no segundo - pelos membros do Lombada e demais participantes do workshop.

A inscrição de obras para edição será por este formulário e serão aceitos projetos, em qualquer fase de desenvolvimento, de fotolivros ou zines de produção artesanal, original, pessoal e independente.
Cada projeto terá 45 minutos de atenção do público, tempo a ser dividido entre apresentação do trabalho por parte do artista e edição coletiva.

Para participar como colaborador e/ou ouvinte, preencher o formulário disponível aqui.

 

SOBRE

 

O LOMBADA é um grupo voltado à criação e edição de trabalhos que dialogam com o universo da imagem. Nosso propósito é estreitar laços, promovendo e fomentando trocas acerca de nossas referências e obras, para tornar nossos processos e produções mais potentes e menos solitários.

 

DAS ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS E FORMATAÇÃO DO ARQUIVO:

 

A convocatória segue aberta até o dia 01 de março e as inscrições se darão a partir das seguintes orientações

 

  • 1. Será possível inscrever projetos em fase inicial (sem boneco) ou projetos com boneco já estruturado.

  • 2. Projetos com boneco já estruturado:

    • a) arquivo PDF em baixa resolução contendo: autor, título provisório, breve sinopse e conjunto de imagens que compõe o trabalho, já em seu sequenciamento para que seja possível a leitura prévia.

    • b) seleção de até 20 imagens extra, a serem entregues no mesmo PDF do boneco.

  • 3. Projetos em fase inicial (sem boneco)

    • a) seleção de até 60 imagens, em folhas com 4 imagens/página, a serem entregues em um único PDF em baixa resolução, com as seguintes informações: autor, título provisório e breve sinopse do trabalho.

    • b) caso o autor já tenha uma ordem das imagens, nomeá-las na sequência correspondente. Ex: Autor01.jpg, Autor02.jpg, Autor03.jpg.

  • 4. As candidaturas podem ser individuais ou coletivas.

 

DA SELEÇÃO

 

Cinco projetos serão selecionados, levando em consideração:

 

  • 1. diversidade geográfica, de raça e identidade de gênero

  • 2. buscaremos contemplar projetos em etapas distintas no processo de criação, a partir do total de inscritos.


A lista de projetos selecionados será divulgada em 10 de março.

 

DOS SELECIONADOS

 

Os selecionados deverão enviar todas as imagens que compõem o trabalho, em um único arquivo zip, até o dia 16/03, seguindo as especificações abaixo:

 

a) as imagens devem ser em baixa resolução (600 pixels/lado maior e 72 DPI), nomeadas com nome do autor+sequência de imagem (Ex: Autor01.jpg, Autor02.jpg, Autor03.jpg).

 

Imagens que não constavam no PDF originalmente submetido à seleção serão desconsideradas.

A ordem de apresentação de cada trabalho será previamente sorteada, ficando o autor comprometido a estar presente pontualmente no horário que lhe for designado, no sábado ou domingo.

 

CALENDÁRIO

 

  • Maratona de Edição Coletiva com o Lombada: 20 e 21 de março de 2021, das 14 às 17h

  • Prazo para inscrições: até 01 de março de 2021, às 23h59.

  • Anúncio dos selecionados: 10 de março de 2021

  • Envio de imagens pelos selecionados: 16 de março de 2021

 

Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail: marefotofestival@gmail.com

 

O Maré Foto Festival é uma realização do Margem Hub de Fotografia, com apoio da Escola Livre da Imagem, Lombada, Mira Latina, Revista Maniva e Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, e com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Selecionados

 

Gabriela Matoso, Salvador - BA

"Alice"

 

José Lucas, Brasília - DF

"escola_em_casa"

 

Ricardo Mesquitta, Natal - RN

"Corpos em Autorretrato"

Max Pereira, Parnamirim - RN

"Hotel Tungstênio"

Carolina Fóes Krieger, Balneário Camboriú - SC

"Até que voo e pouso se reconheçam asa"

 

Inscrições Encerradas