EXPOSIÇÃO

DO OBJETO

 

Em sua primeira edição, o Maré Foto Festival propõe o tema "Amanhã vai ser outro dia: o futuro em nossos olhares" para nortear sua programação. A temática evoca a esperança em um momento de tantos retrocessos e perdas. Buscamos apontar para o que virá, para as novas possibilidades e caminhos que todos e todas nós estamos construindo diariamente para transformar o mundo pelas mãos e olhares coletivos.

 

Sendo assim, o objeto desta convocatória é a participação nas EXPOSIÇÕES ONLINE DE FOTOGRAFIA que acontecerão durante nossa programação e ficarão online durante o ano de 2021 no site do festival. Do acervo gerado com a convocatória , três recortes curatoriais diferentes serão formados, ou seja, três exposições coletivas serão formadas sob as curadorias de Mateus Sá, Sofia Bauchwitz e do Margem Hub de Fotografia (João Oliveira e Paula Lima).

 

A temática desta convocatória é livre, mas sugerimos um diálogo com o tema proposto pelo festival. Cada artista poderá participar submetendo de 1 a 8 fotografias, as quais constituam ou não um ensaio fotográfico. As curadorias poderão escolher mais de uma imagem por autor(a).

 

DAS ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS E FORMATAÇÃO DOS ARQUIVOS

 

A convocatória segue aberta até o dia 10 de março e as inscrições se darão a partir das seguintes orientações.

 

a) A convocatória é aberta para submissão de fotos únicas e/ou ensaios/séries fotográficas;
b) Cada participante pode inscrever de 1 (uma) a 8 (oito) fotografias; 
c) As imagens deverão ser adicionadas no formulário de inscrição conforme a ordem das fotografias no ensaio ou ordem das fotos únicas estabelecida pelo proponente;
d)  As imagens devem estar em formato jpeg. com 2000 pixels do lado maior e resolução de 300 dpi/ppi.  
d) Cada arquivo deve estar nomeado da seguinte forma:  
nome_sobrenome_númerodafoto_títulodafoto.jpg                          
EXEMPLO: Fulano_de_Tal_01_semtitulo.jpg
e) Em caso de dípticos, trípticos ou polípticos, a imagem resultante deverá ser enviada em apenas um arquivo fechado no formato jpeg. 
g) Cada proponente deverá anexar uma minibio / texto de apresentação do autor com até 1000 (mil) caracteres;
h) Cada proponente deverá anexar um texto descritivo do conjunto das fotografias ou do ensaio fotográfico com até 1000 (mil) caracteres.

 

DA SELEÇÃO E CURADORIA

 

O processo seletivo se dará em 02 (duas) etapas, a saber:

 

a) Habilitação: etapa de caráter eliminatório na qual será realizada uma primeira análise técnica das inscrições, observando o preenchimento dos campos e o correto envio das imagens.

b) Seleção: etapa de caráter eliminatório e classificatório, na qual será realizada a curadoria e análise artística das propostas habilitadas. Ao final desse processo, serão selecionadas obras de, pelo menos, 30 artistas dentre as 3 (três) exposições previstas. 


CALENDÁRIO

 

A convocatória de exposições do Maré Foto Festival segue aberta do dia 12 de Fevereiro de 2021 até o dia 10 de março de 2021 - sem prorrogações de data. 

 

As exposições serão inauguradas dia 19 de março de 2021 por meio do site www.marefotofestival.com e seguirão online durante o período do festival e no decorrer do ano de 2021. 

 

Em até um mês após a realização do festival, as/os artistas contemplados na convocatória poderão solicitar a organização do festival uma declaração de participação na atividade. Encaramos essa declaração como uma comprovação da circulação do trabalho da/o artista no evento e enquanto ferramenta de potencializar o currículo das/os participantes.

 

Dúvidas serão esclarecidas pelo e-mail: marefotofestival@gmail.com

 

O Maré Foto Festival é uma realização do Margem Hub de Fotografia, com apoio da Escola Livre da Imagem, Lombada, Mira Latina, Revista Maniva e Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil, e com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.